INVESTINDO E INCENTIVANDO SOLUÇÕES LOCAIS: O caminho para o futuro da segurança pública!
Na área operacional, a análise criminal e a realização de ações específicas, em determinados locais e horários, têm resultado em elevada produtividade policial e na redução de indicadores criminais. Como exemplo, a Operação "AMANHECER EM OZ", incrementada intercaladamente entre as 5 Companhias de Polícia Militar (Cias PM), entre 05h00 e 08h00, reduziu em mais de 20% a incidência de roubo e furto no horário onde as pessoas se deslocam para trabalhar e/ou estudar. A Operação "FORÇA CONJUNTA", explorada em ensaio anterior e idealizada em congregação com Polícia Civil (PC) e a Guarda Civil Municipal (GCM), reduziu na ordem de 30% as ligações para o número de emergência "190" nas 24 horas onde as coirmãs trocam informações e realizam atividades integradas de saturação territorial, com elevada ação de presença dos seus agentes nas ruas e bairros mais sensíveis à prática criminosa.
Quanto a gestão administrativa, uma política de valorização pessoal implementada no segundo semestre de 2023 elevou em quase 100% as solicitações de Láureas de Mérito Pessoal (LMP) e de Elogios. A disponbilidade de um "QR CODE", que conduz o usuário a um questionário no "Google Forms", permite a elaboração destes documentos em tempo real, inclusive pelo próprio celular, facilitando o trâmite, avaliação e a consequente devolutiva ao Policial Militar que praticou o ato benemérito digno de louvor.
Ambos os exemplos ilustram uma importante e nevrálgica percepção na gestão da segurança pública: o incremento de soluções operacionais e administrativas localmente, baseadas em fatos observáveis e contando com o engajamento do público interno, têm elevada possibilidade de êxito e sucesso! Os Policais Militares que prestam seus serviços a partir de Organizações Policiais Militares Territoriais (OPM Terr) em nível de Batalhão (Btl) e Cia PM normalmente vivenciam a realidade nas cidades, bairros e ruas, seja pela atividade no momento laboral e, até mesmo, nos períodos de folga, constituindo residência e elevando-se a verdadeiras "autoridades" locais na percepção de segurança e na prospecção de ações incisivas de ordem pública. O efetivo da OPM Terr têm maior possibilidade de, empaticamente, entender a realidade da população para indicar soluções inovadoras que, se por um lado são questionáveis sob o aspecto científico ou de amplitude de aplicação, por outro resolvem localmente as demandas e elevam a imagem da Força Pública de São Paulo perante a comunidade.
Nesse condão, o estímulo a boas práticas locais pode se apresentar como uma importante estratégia! As ações de excelência podem e devem ser reverberadas para outras regiões com carcaterísticas sóciodemográficas similares, de forma que a "idéia" possa ser analisada e, consequentemente, adaptada com as condições enfrentadas em outras localidades do Estado bandeirante. As soluções locais também merecem ser analisadas sob o escopo das Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CPSOP), sejam através de estudos de caso - foco das pesquisas do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ou através de estudos comparados - objeto de produção científica do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) ou do Curso Superior de Polícia (CSP).
A catalogação das atividade locais de excelência, bem como suas divulgações em palestras, seminários e encontros técnico-científicos também se constiuem num excepcional modal para amplificar a troca de experiências e o estímulo ao fomento de resolução de problemas baseados em evidências empíricas nos mais diversões rincões de São Paulo. O enfrentamento dessa nova realidade é fundamental num Estado que conta com 645 municípios, policiados por mais de 100 Btl PM. Para tanto, engajamento da Tropa e vontade do Comando são elementos primordiais para o sucesso das práticas locais! Foco na Missão!
Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER - Subcomandante do 14º BPM/M e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES)