INVESTINDO E INCENTIVANDO SOLUÇÕES LOCAIS: O caminho para o futuro da segurança pública!

Matéria sobre a "OPERAÇÃO FORÇA CONJUNTA" no Jornal "Diário da Região", em Osasco/SP

O 14º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (14º BPM/M), responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública de mais de 700 mil paulistas que residem ou circulam na "Cidade Trabalho", apresenta algumas iniciativas pontuais que, agregadas às políticas públicas institucionais da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), aperfeiçoam e otimizam a prestação de serviços em consonância com as necessidades e peculiaridades locais.

Na área operacional, a análise criminal e a realização de ações específicas, em determinados locais e horários, têm resultado em elevada produtividade policial e na redução de indicadores criminais. Como exemplo, a Operação "AMANHECER EM OZ", incrementada intercaladamente entre as 5 Companhias de Polícia Militar (Cias PM), entre 05h00 e 08h00, reduziu em mais de 20% a incidência de roubo e furto no horário onde as pessoas se deslocam para trabalhar e/ou estudar. A Operação "FORÇA CONJUNTA", explorada em ensaio anterior e idealizada em congregação com Polícia Civil (PC) e a Guarda Civil Municipal (GCM), reduziu na ordem de 30% as ligações para o número de emergência "190" nas 24 horas onde as coirmãs trocam informações e realizam atividades integradas de saturação territorial, com elevada ação de presença dos seus agentes nas ruas e bairros mais sensíveis à prática criminosa.

Quanto a gestão administrativa, uma política de valorização pessoal implementada no segundo semestre de 2023 elevou em quase 100% as solicitações de Láureas de Mérito Pessoal (LMP) e de Elogios. A disponbilidade de um "QR CODE", que conduz o usuário a um questionário no "Google Forms", permite a elaboração destes documentos em tempo real, inclusive pelo próprio celular, facilitando o trâmite, avaliação e a consequente devolutiva ao Policial Militar que praticou o ato benemérito digno de louvor.

Ambos os exemplos ilustram uma importante e nevrálgica percepção na gestão da segurança pública: o incremento de soluções operacionais e administrativas localmente, baseadas em fatos observáveis e contando com o engajamento do público interno, têm elevada possibilidade de êxito e sucesso! Os Policais Militares que prestam seus serviços a partir de Organizações Policiais Militares Territoriais (OPM Terr) em nível de Batalhão (Btl) e Cia PM normalmente vivenciam a realidade nas cidades, bairros e ruas, seja pela atividade no momento laboral e, até mesmo, nos períodos de folga, constituindo residência e elevando-se a verdadeiras "autoridades" locais na percepção de segurança e na prospecção de ações incisivas de ordem pública. O efetivo da OPM Terr têm maior possibilidade de, empaticamente, entender a realidade da população para indicar soluções inovadoras que, se por um lado são questionáveis sob o aspecto científico ou de amplitude de aplicação, por outro resolvem localmente as demandas e elevam a imagem da Força Pública de São Paulo perante a comunidade.

Nesse condão, o estímulo a boas práticas locais pode se apresentar como uma importante estratégia! As ações de excelência podem e devem ser reverberadas para outras regiões com carcaterísticas sóciodemográficas similares, de forma que a "idéia" possa ser analisada e, consequentemente, adaptada com as condições enfrentadas em outras localidades do Estado bandeirante. As soluções locais também merecem ser analisadas sob o escopo das Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (CPSOP), sejam através de estudos de caso - foco das pesquisas do Curso de Formação de Oficiais (CFO) ou através de estudos comparados - objeto de produção científica do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) ou do Curso Superior de Polícia (CSP).

A catalogação das atividade locais de excelência, bem como suas divulgações em palestras, seminários e encontros técnico-científicos também se constiuem num excepcional modal para amplificar a troca de experiências e o estímulo ao fomento de resolução de problemas baseados em evidências empíricas nos mais diversões rincões de São Paulo. O enfrentamento dessa nova realidade é fundamental num Estado que conta com 645 municípios, policiados por mais de 100 Btl PM. Para tanto, engajamento da Tropa e vontade do Comando são elementos primordiais para o sucesso das práticas locais! Foco na Missão!

Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER - Subcomandante do 14º BPM/M e Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES)

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA IRREGULAR E O "FIM DA HISTÓRIA": Perspectivas sobre a evolução da criminalidade da sociedade brasileira!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA: CSP/23 rumo aos Estados Unidos da América!