PROJETAR E CONTROLAR: Os desafios para as Instituições públicas no século XXI!

Nesta terça-feira o Curso Superior de Polícia integrado recebeu importantes conhecimentos propalados por especialistas, com autoridade nos respectivos assuntos. O Prof Dr Fernando Manoel Araújo Moreira, do Instituto Militar de Engenharia (IME), compartilhou experiências e desafios para, através da criatividade e do saber acadêmico, desenvolver ciência e tecnologia compatíveis com as ameaças ilegais cada vez mais insurgentes dentro e fora do território nacional. O Dr Wagner de Campos Rosário, Controlador Geral do Estado (CGE), apresentou o complexo e imbricado panóplio que constitui o vasto a acervo da Administração Pública no Estado de São Paulo e sua missão de entender e otimizar processos e procedimentos em busca da excelência na gestão:

Organograma da CGE (Fonte: https://www.controladoriageral.sp.gov.br/instituicao/estrutura-organizacional/)

Projetar cenários nunca foi tão indispensável quanto na contemporaneidade. As volatilidades e incertezas no futuro são ainda mais acentuadas com a virtualização social e seus reflexos, sobretudo, no crime organizado nacional e internacional. As Instituições pertencentes ao Sistema de Segurança Pública devem buscar, como um verdadeiro mantra, o desenvolvimento de produtos e serviços que atendam as demandas sociais com eficácia - resolvendo o problema - e com eficiência - da forma mais célere, prática e econômica possível.

Para alcançar tal paradigma, os procedimentos e processos nas áreas estratégica, tática e operacional, além de mapeados, devem estar sistematizados para uma aplicação de excelência frente aos anseios sociais. Cada integrante da Polícia Militar e Polícia Civil deve estar profissionalmente consciente de sua missão, visão de futuro, valores e objetivos estratégicos - quadripé essencial que sustenta qualquer plano de ação desenvolvido por políticas que afetem diretamente a segurança, a tranquilidade e a salubridade pública. 

A prospecção de cenários para o desenvolvimento de tecnologias, realizada com maestria pelo IME; bem como o controle da burocracia em busca da gestão pública equilibrada, desenvolvida diretamente pela CGE; são princípios inerentes a todo cargo e função de Estado! Seja por cargo de confiança, comissão ou concursado, todo aquele que presta um labor destinado ao público deve atuar sempre com probidade alinhada a uma exatidão procedimental e legal, consciente das perspectivas futuras de suas ações. Neste esteio, nota-se claramente que a Polícia Militar e a Polícia Civil encontram-se no azimute correto, alinhando tradição e inovação para construir uma Segurança Pública digna à todo povo paulista!

Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública).

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA IRREGULAR E O "FIM DA HISTÓRIA": Perspectivas sobre a evolução da criminalidade da sociedade brasileira!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA: CSP/23 rumo aos Estados Unidos da América!