DA TEORIA PARA A PRÁTICA: O Poder Executivo e as Políticas de Segurança Pública!

Encerrando a fase integrada do Curso Superior de Polícia (CSP/23), recebemos o Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo - Guilherme Muraro Derrite; e o ex-Presidente da República - Michel Temer. Em pauta síncrona, foi destacada a importância e protagonismo do Poder Executivo na consecução de políticas públicas, especificamebte aquelas destinadas à segurança, salubridade e tranquilidade do cidadão brasileiro e paulista!

Como integrante da constituinte para a promulgação de nossa carta magna em vigor, o ex-Presidente ressaltou a responsabilidade indelegável do Estado para garantir a Segurança Pública. Entretanto, ressaltou que é dever e compromisso de toda a sociedade contribuir com suas Polícias em busca de um Brasil mais ordeiro e tranquilo. Neste condão, ações como o Programa Vizinhança Solidária (PVS), o Policiamento Comunitário e os Núcleos de Mediação Comunitária (NUMEC) são demonstrações cabais acerca do esforço institucional ofertado pela Polícia Militar (PM) em busca desta indispensável participação popular para uma exitosa política que garanta prevenção criminal com eficácia e eficiência:
Estatística do PVS no Estado de São Paulo (Fonte: https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=425477).

O Secretário de Segurança Pública, por sua vez, enfatizou o volume laboral da pasta e a intensidade implementada em toda sua equipe de trabalho para enfrentar e resolver desafios ulteriores de gestão. Políticas de valorização salarial, abertura de concursos públicos para preenchimento de vagas em aberto, ampliação criteriosa da jornada extraordinária de trabalho, reformulação de planos de carreira e aquisição de tecnologias policiais são, apenas, algumas das frentes geridas pela pasta, já contando com elevado índice de alcance de metas prospectadas neste primeiro ano do mandato. 

A melhoria nas condições de trabalho e a participação da comunidade realmente são elementos importantes para o sucesso de qualquer política de segurança pública. Entretanto, cabe destacar o ponto nevrálgico que, efetivamente, transforma uma boa organização numa instituição de excelência: seus servidores! Profissionais preparados, motivados e engajados, guiados por procedimentos técnicos, eivados pela legalidade e pelo respeito às garantias fundamentais dos cidadãos, protegendo os direitos humanos em todas as suas condutas, são características paradigmáticas que devem ser buscadas diariamente por cada Policial bandeirante, sendo ininteruptamente estimuladas e valorizadas por nós, chefes de polícia e comandantes compromissados e comprometidos em servir e proteger o povo paulista. Que esses significativos dias de fase integrada sirvam como um farol para nos guiar nas trilhas de nossas carreiras! Obrigado pela irmandade de todos! Estamos Juntos! Foco na Missão!

Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública).

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA IRREGULAR E O "FIM DA HISTÓRIA": Perspectivas sobre a evolução da criminalidade da sociedade brasileira!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA: CSP/23 rumo aos Estados Unidos da América!