GRUPO DE ATUAÇÃO ESPECIAL DE COMBATE AO CRIME ORGANIZADO E COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Desmantelamento do narcotráfico no território nacional e os desafios para o futuro da Força Pública bandeirante marcam a quarta-feira no CSP/23 - fase integrada!
O Curso Superior de Polícia (CSP/23), em sua fase integrada, recebeu neste dia o Promotor paulista Leonardo Romanelli, do GAECO, órgão ativo de investigação e ação contra quadrilhas e bandos que possuem planejamento e organização diferenciadas em seus "modus operandi" conjugando ações com elevado poderio bélico, manifestadas por uma impelente violência, afligindo a sensação pública de segurança no Estado de São Paulo.
Para estrangular e exterminar tais organizações, o serviço de Inteligência Policial se apresenta como um insumo essencial. Elemento vital para o planejamento e execução incisiva e certeira na identificação dos integrantes destas organizações criminosas, bem como nas suas detenções, a produção de dados e informações verossímeis e de qualidade são a chave do sucesso na atuação do GAECO. As atividades veladas de informação realizadas pela Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC) são protagonistas neste vitorioso cenário que constitui a história e a imagem do GAECO perante os paulistas: elevada produtividade e profissionalismo no combate ao crime organizado.
Parte deste sucesso também pode ser atribuído ao labor multiagências realizado, com primazia, pelos profissionais do GAECO. A frente das ações, contam com a cooperação e colaboração incisiva de órgãos e entidades públicas para a consecução de operações certeiras, de elevada efetividade no cenário estadual e nacional. Tais atividades operacionais são essenciais para o sufocamento do crime organizado, sobretudo, para os de natureza violenta e que operam com o tráfico de drogas, maior cancro a ser combatido pelas forças de segurança pública no Brasil
Encerrando a manhã, o Coronel PM Cássio Araújo de Freitas, Comandante Geral da PMESP, palestrou sobre a essencialidade que reside na prospecção de cenários futuros em Instituições públicas como a Força Pública bandeirante. O objetivo do Planejamento Estratégico 2024 - 2031, alcançando o ano do bicentenário da Polícia Militar, tem como principal propósito almejar a consecução de metas de longo prazo, que garantam o alcance das inovações frente à volatilidade preditível para um futuro repleto de incertezas, sem perder as tradições que identificam a PM na sociedade paulista. O slogam do Comando reforça essa premissa, convocando todos os profissionais que juraram defender os paulistas, com o sacrifício da própria vida, para seguirem neste azimute pelos próximos 10 anos e por toda sua carreira! POLÍCIA MILITAR, RUMO AOS 200 ANOS: VAMOS TODOS JUNTOS, NINGUÉM FICA PRA TRÁS!