BOMBEIROS DE LOS ANGELES: preparados para salvar vidas!

O Departamento de Bombeiros de Los Angeles foi fundado em 1866. Seu efetivo realiza turnos de serviço de 24 horas de serviço, em regime de prontidão, por 24 horas de descanso. Retornam para mais 24 horas de atividades e, na próxima folga, usufruem 96 horas para o início do próximo turno. Portanto, 4 times se revezam diariamente para o atendimento de ocorrências de salvamento e combate à incêndios. Alguns Oficiais Superiores tiveram a oportunidade de conhecer as instalações físicas da Fire Station 4:

Em sua estrutura logística, possuem um viatura de comando de incidentes. Sua funcionalidade é similar ao Sistema de Comando e Controle em Operações (SICOE), metodologia aplicada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) no atendimento de emergências de elevado risco, gravidade e complexidade, como desastres naturais (as grandes queimadas são comuns nesta região, combinação de ar seco com baixos índices pluviométricos), incêndios de grandes proporções, terremotos e acidentes de trânsito envolvendo vários veículos (a maior parte da malha viária são de hightyways - rodovias de alta velocidade, acima de 90 km/h, circulando toda a cidade por pistas elevadas):
As viaturas de pronto emprego são pick ups com autonomia operacional plena. Além de veículos para múltiplos atendimentos, possuem carros com funções específicas, como o posto de comando móvel, com mesa, mapas computadores e sistema de rádio troncalizado em seu compartimento de transporte de carga:
Assim como acontece na maior parte das forças militares e policiais em todo mundo, o Corpo de Bombeiros de Los Angeles apresenta uma preocupante situação quanto ao seu efetivo. A soma dos processos de inatividade, alinhado com a perspectiva diversa das novas gerações em assumirem responsabilidades nas profissões que exigem o chamado "ethos" guerreiro; resultam numa defasagem elevada de profissionais, justificando o exigente horário apresentado no início deste ensaio:
Assim como ocorreram em todas as visitas, a cordialidade e hospitalidade são situações marcantes nas interações entre as forças brasileiras e americanas. Neste caso específico, o corpo de bombeiros exemplifica demonstrações inequívocas do respeito e consideração existente entre a instituição de Los Angeles e do Estado de São Paulo, órgãos estes compostos de homens e mulheres de coragem que entregam sua vida para "lutar pelo povo, no incêndio e no salvamento":
AUTORES
Maj PM Marcelo Cesário DI RAGO (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Subcomandante do 8° GB)
Maj PM ORIVAL Santana Júnior (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Subcomandante do 13° GB)
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Subcomandante do 14° BPM/M)
Maj PM Ivan GONZAGA de Oliveira (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES / Subcomandante do 1° BPTran)
Maj PM Valdinei ARCANJO da Silva (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES / Subcomandante do 2° BPChq)


Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU FIM: A conclusão do Curso Superior de Polícia!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!