CENTRO DE COMUNICAÇÕES DO XERIFADO DE LOS ANGELES (Sheriff’s Communication Center SCC): “A calma durante a tempestade”



Um Grupo de Oficiais e Delegados, alunos do CSP, teve a oportunidade de conhecer o Centro de Comunicações da LASD, unidade que tem por atribuição gerenciar comunicações de emergência e de gravidade, não só para as 23 Estações de Polícia do Condado, mas também para o Sistema Judiciário, para a Marina, para o Metro e para o Serviço de Transportes. Recebidos pelo Capitão David Sum, este explicou que o sistema da LSD é híbrido e diferente da maior parte das agências policiais americanas. Todas as ocorrências são recebidas de forma descentralizadas e despachadas para a patrulha da área. A partir deste momento, a comunicação de rádio é monitorada pelo SCC, podendo efetivar o controle e acionar os apoios necessários.

As atividades principais dos controladores são a de fornecer suporte de pesquisas (base de dados de pessoas e veículos), acionamento de recursos de apoio da própria LASD (helicóptero, canil, SWAT), acionamento de outras agências políciais ou bombeiros, acionamento de reforço de efetivo para açoes, bem como assumir o controle das ocorrências de extrema gravidade (perseguições, troca de tiros, atiradores ativos):
Uma das capacidades mais interessantes da Unidade, em termos técnicos, é a de poder linkar frequências distintas. Dado o volume de policiais e patrulhas de serviço, a comunicação é dividida em frequências separadas, podendo chegar a 17. Os patrulheiros apenas conseguem ouvir a Central, não escutando o que os demais falam. Durante a comunicação, quando outro patrulheiro está se comunicando, os demais apenas ouvem um sinal de bip sonoro. No caso de emergência, não só a comunicação paralela ou mesmo unificar frequências, de modo que policiais de diversas áreas ou serviços possam acompanhar a ocorrência:
O Centro foi criado em 1973, baseado num conceito da época da Guerra Fria. O prédio é praticamente um bunker de superfície, feIto para aguentar uma explosão atômica. Sua capacidade é a de manter as comunicações em todo o condado, tendo autonomia logística para operar sem reabastecimento por até duas semanas.

AUTORES
Maj PM Ivan GONZAGA de Oliveira (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES / Subcomandante do 1° BPTran)
Maj PM Marcos Botaro XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES / Subcomandante do 14° BPM/I)
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Subcomandante do 14° BPM/M)

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA IRREGULAR E O "FIM DA HISTÓRIA": Perspectivas sobre a evolução da criminalidade da sociedade brasileira!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA: CSP/23 rumo aos Estados Unidos da América!