SHOTSPOTTER: tecnologia e inteligência artificial na gestão de segurança pública!

A palestra de JON MARGIN (VP Vendas Internacionais - Latin America_Commander Bill Grisafe_Chefe da Policia de Pasadena) apresentou a Shotspotter. A empresa oferta soluções logísticas na área de tecnologia para o serviço policial. Se estabeleceu mercado há quase 30 anos. Possui uma retenção de clientes na ordem de 98%, demonstrando sua credibilidade e posicionamento no mercado. Estão presentes em mais de 150 cidades norteamericanas:
A base de ação de empresa está na oferta de programas, com o intuito de facilitar o gerenciamento de segurança pública em nível operacional. A plataforma safety smart sound thinking monitora o disparo de armas de fogo nos Estados Unidos. Cerca de 60% dos disparos em território americano são monitorados nesta plataforma. Em 1 minuto, dados básicos do incidente com tiro são analisados, apenas, com o som do disparo: tipo de arma, número de disparos e, até mesmo, potencial identificação do armamento, são levantados e processados quase em tempo real, direcionando as informações e dados para a central de gerenciamento de ocorrências policiais. O Shotspotter acompanha as armas de fogo, bem como sua manipulação, inclusive de suas peças, facilitando a identificação e localização do apetrecho:
O case builder é um software que acompanha investigações, sobrepondo dados comins para identificar autores reincidentes em suas práticas delitivas. O resource router analisa crimes por região, resultando em hotspots, com mapas de calor que direcionam o emprego de unidades de serviço e a aplicação dos ativos operacionais:
O xerife de Passadena, em rápida apresentação, citou os benefícios da Shotspotter e de outras tecnologias utilizadas na cidade, em prol da segurança pública local. Alinhada ao constante treinamento, a credibilidade desta instituição aumentou sensivelmente. São mais de mil acionamentos para ocorrências policiais diariamente, demandando foco, preparo e competência para o cumprimento de suas missões, alinhando inovação e integridade, conforme vídeo institucional divulgado na palestra. Possuem um Centro de Comando Móvel, uma recente aquisição de U$$ 1,2 milhão de dólares, sendo autônomo no emprego de operações de longa duração (como as realizadas pela SWAT), considerado o mais avançado do país, inclusive, com emprego de câmeras de segurança de helicópteros (similar ao "Olho de Águia" da PMESP). A tecnologia de identificação facial usa um software de biometria, buscando dados da pessoa, bastando uma boa foto do autor de crimes para sua identificação. Possuem, também, um leitor automático de placas de veículos, com funcionalidades similares ao "Detecta":


O uso da tecnologia, apoiada pelos recursos de inteligência artificial, são o horizonte a ser perseguido por todos os gestores em segurança pública, sobretudo, os comandantes e chefes em nível estratégico de poder decisório. Neste cenário, típico do mundo BANI e da 4a. revolução, a incorporação das novas ferramentas, criadas e aperfeiçoadas numa velocidade exponencial, são necessidades vitais para que o trabalho policial almeje a eficácia e eficiência desejada por todo cidadão deste planeta globalizado!

AUTORES
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública e Subcomandante do 14° BPM/M)
Maj PM Ivan GONZAGA de Oliveira (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES / Subcomandante do 1° BPTran)
Maj PM Valdinei ARCANJO da Silva (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES / Subcomandante do 2° BPChq)

Postagens mais visitadas deste blog

A JORNADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU FIM: A conclusão do Curso Superior de Polícia!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

BOMBEIROS DE LOS ANGELES: preparados para salvar vidas!