A JORNADA É MAIS IMPORTANTE DO QUE SEU FIM: A conclusão do Curso Superior de Polícia!

Na tarde desta segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, defendi minha Tese do Curso Superior de Polícia (CSP) na Academia de Polícia Militar só Barro Branco (APMBB). Intitulada "SISTEMA DE PESQUISA NA POLÍCIA MILITAR: análise de custo -benefício e proposta de implementação" foi orientada pelo Cel PM DEL VECCHIO e contou, na banca, com o Cel PM MARCO ANTÔNIO, Cel PM DE PAULA, Cel PM SANÇANA e Ten Cel PM RODRIGUES. Com o término desta etapa, encerro minha trilha formativa iniciada em 2020, quando iniciei os estudos para o árduo processo seletivo deste certame restando, apenas, a correção de metodologia e português do trabalho monográfico para a esperada formatura, em 8 de março deste ano.
Foram 20 meses de estudos prévios, defesa de pré-projeto e 2 provas (10 questões discursivas e 1 redação) para a conquista de aprovação, em dezembro de 2022. As aulas presenciais duraram 4,5 meses, sendo ministradas no Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), de março à julho de 2024, com a produção de 6 Trabalhos Tecnico-Científicos (TTCs). Em Agosto, novo encontro nesta modalidade para 4 semanas de fase integrada, junto com os Delegados da Polícia Civil. Em novembro, a Jornada Internacional Comparada em Los Angeles (EUA) com a elaboração de 22 ensaios relativos às vivências realizadas e, no mês de Dezembro, o depósito da Tese e do Artigo Científico, sintéticamente, representa o percurso enfrentado nestes anos.

Durante toda esta JORNADA, tenho plena convicção que as CONQUISTAS e VITÓRIAS foram superiores aos eventuais percalços enfrentados pelos verdadeiros VOLUNTÁRIOS BANDEIRANTES que, no entardecer de suas carreiras, se habilitam à percorrer está verdadeira "Trilha da Competência", repleta de oportunidades de amadurecimento profissional, já que, à todo momento, nossos conhecimentos, nossas habilidades e, principalmente, nossas ATITUDES, são revistadas, analisadas, questionadas, desconstruídas e reconstruídas... Tudo por uma única causa: habilitar-se ao posto de CORONEL PM para, neste posto, HONRAR e DIGNIFICAR nossa Instituição Bandeirante, preservando a ordem pública e comandando nossa valorosa TROPA!

Nesta JORNADA, com absoluta convicção, encerraremos MELHORES do que a iniciamos! Mais do que o profundo aprendizado acadêmico-profissional, com quase 1 mil horas-aula de atividades curriculares; a presença dos COMPANHEIROS que percorreram o mesmo périplo é, definitivamente, uma dos pontos mais reveladores e transformadores deste processo. Estar com 40 Oficiais, todos com mais de 25 anos de carreira, cada um com uma bagagem de experiências inesgotáveis e, diariamente, compartilhar e aprender, presencialmente ou virtualmente, foi e têm sido um MOMENTO ÚNICO! Meu mais profundo carinho, respeito, admiração, amizade e irmandade aos demais 40 Oficiais Superiores do CSP/23!

Encerro esse breve e emocionado ensaio concitando um versículo bíblico, para que sirva como um farol nos demais anos de muito trabalho, de aprendizado perene, de amadurecimento constante e de uma inescapável espera: "Estejam vigilantes, mantenham‑se firmes na fé, sejam corajosos, sejam fortes!" Tenho certeza que, ao final, sendo ou não Coronéis da PMESP na ativa, TODOS IREMOS VENCER! FOCO NA MISSÃO!

AUTOR:
Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutor em Educação pela USP / Doutorando em CPSOP pelo CAES)

Postagens mais visitadas deste blog

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

BOMBEIROS DE LOS ANGELES: preparados para salvar vidas!