CONTRA O CRIME ORGANIZADO NO BRASIL: A Polícia Federal, a Polícia Civil e suas missões constitucionais!

O Superintendente da Polícia Federal (PF) palestrou aos Oficiais Superiores e Delegados do Curso Superior de Polícia integrado na manhã desta quarta-feira. O Dr Rogério Giampaoli explanou sobre a complexidade de sua Instituição na investigação de litígios federais e no combate ao crime organizado num país de dimensões continentais e especificidades regionais. Exaltou o trabalho e a parceria com a Polícia Militar (PM) e a Polícia Civil (PC) no Estado de São Paulo que, através do compartilhamento de informações e dados, permite uma ação mais contundente e incisiva da PF para o cumprimento de suas missões constitucionais.
Na data, também tivemos a oportunidade de conhecer as funcionalidades da Polícia Civil de São Paulo, através de uma sucinta e objetiva descrição do seu Delegado Geral, Dr Artur José Dian, demonstrando o perfeito alinhamento entre tradição e inovação, sempre com foco na excelência na investigação e no combate contra o crime:
Del G PCSP

A magnitude da Polícia Federal a eleva como um dos expoentes tecnológicos e humanísticos no Sistema de Segurança Pública. A simbiose de quadros extremamente bem selecionados e valorizados na progressão de carreira com a utilização de equipamentos sofisticados e de última geração coloca a PF como um verdadeiro paradigma de excelência entre as Polícias do Brasil. A quantidade de Operações realizadas por ano, sempre em torno de 500, sintetiza a produtividade e competência desta Instituição:
Operações da PF entre 2014 e 2019 (fonte: https://valor.globo.com/google/amp/politica/noticia/2020/01/03/policia-federal-diminui-ritmo-de-operacoes-em-2019.ghtml).

Neste diapasão, cabe também exaltar a diversidade operacional da PF e, especificamente, a gestão de imagem realizada em cada ação. A adequada exposição midiática de cada atividade operacional ou investigativa, além de exaltar o profissionalismo da organização, também repercute na formação de uma identidade organizacional com a sociedade brasileira, alinhada com conhecimentos, habilidades e atitudes probas e inquestionáveis. De todos os potenciais exemplos a serem observados na ação de polícia e que possam agregar competência aos discentes desse Curso, talvez este seja um dos que maior contribuirá para a elevação da PM e PC perante os cidadãos deste Estado bandeirante. Afinal, além de cuidarmos da repressão aos infratores, também somos responsáveis por transmitir ordem e paz social. Neste espectro, a repercussão na Imprensa e Mídias Sociais de uma Polícia atuante e presente poderá impactar sensivelmente no imaginário do paulista para que, efetivamente, se sinta mais seguro!

Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública).

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA IRREGULAR E O "FIM DA HISTÓRIA": Perspectivas sobre a evolução da criminalidade da sociedade brasileira!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA: CSP/23 rumo aos Estados Unidos da América!