NEGOCIAÇÃO ESTRATÉGICA E POLÍTICAS PÚBLICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS: As contribuições do INSPER no cenário contemporâneo!

A terceira semana do Curso Superior de Polícia Integrada 2023 congregou os Oficiais Superiores e Delegados para a introspecção de elementos essenciais de incorporação de cenários atuais e prospectivos para o fomento de políticas públicas efetivas de gestão. Em palestra proferida pelo renomado Prof Auro Honda, integrante do Corpo Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), os discentes foram expostos ao vasto repertório de pesquisas quantitativas e qualitativas que, pautadas em diagnósticos evidenciados no dia-a-dia da sociedade, resultam na produção de conhecimento científico para o enfrentamento das mazelas e vicissitudes sociais, através do fomento de políticas públicas e o uso da negociação estratégica como instrumento crítico na procura de soluções inteligentes para problemas sensíveis:
Evento de Políticas Públicas do Insper (Fonte: https://m.facebook.com/insper/photos/a.172805199439358/5407973715922454/?type=3).

A gestão pública necessita de profissionais preparados, com conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer) compatíveis com as dificuldades enfrentadas na volatidade que caracteriza nossa geração. Ademais, o aperfeiçoamento constante, ininterrupto e perene é essencial para a continuidade combativa destes servidores públicos no entendimento e enfrentamento das exponenciais dificuldades que se apresentam, sobretudo, num mundo cada vez mais digital e veloz.

O aprendizado, nesse mister, deve se constituir numa espécie figurada de trilha infinita e perpétua, onde os Policiais - primeiro esteio de defesa da sociedade - devem enfrentar todos os incertos dilemas atuais com garra, determinação e, acima de tudo, competência. Momentos como do CSP, onde profissionais experientes se reúnem para refletir e enriquecer seu cabedal de conhecimentos, torna-se medida fundamental para o embate crítico, através de uma verdadeira "esgrima de idéias" de elevado nível e de notória proficiência para todos os envolvidos.

Entender a realidade, com a contribuição da Ciência e de suas pesquisas com rigor metodológico, torna-se uma estratégia "sine qua nom" ao alto escalão de cargos do Estado, especificamente para a Polícia Militar e a Polícia Civil, onde a somatória de evidências empíricas podem contribuir para uma reflexão apurada e acurada na busca de soluções de demandas críticas que afetam, diretamente, a Ordem Pública em todas as suas materializações! O perene ato de se colocar como "aluno", ou seja, sem luz, deve ser um ato diário de coragem e humildade para que possamos, ininterruptamente, compreender, com racionalidade e sem qualquer hiato passional, os contextos enfrentados pela Segurança Pública no Estado de São Paulo. As palavras do gênio Leonardo Da Vinci podem servir, para nós, como um paradigmático incentivo, já que "o dia em que nada aprendi, foi um dia não vivido!"

Autor: Maj PM Eduardo MOSNA XAVIER (Doutorando em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública).

Postagens mais visitadas deste blog

GUERRA IRREGULAR E O "FIM DA HISTÓRIA": Perspectivas sobre a evolução da criminalidade da sociedade brasileira!

HONRA E DIGNIDADE: Espaço Militar da DELTA Airlines no Aeroporto de Atlanta!

JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍCIA COMPARADA: CSP/23 rumo aos Estados Unidos da América!